quinta-feira, 14 de maio de 2009

Curiosidades- Indy 500

Como no próximo domingo, dia 24, haverá duas das maiores corridas do automobilismo mundial, a Indy 500 e o Gp de Mônaco de Fórmula 1. Colocarei algumas curiosidades sobre essas duas corridas, e espero que gostem.
Pilotos com mais vitórias (4)
A.J. Foyt (1961,1964,1967,1977)
Al Unser (1970,1971,1978,1987)
Rick Mears (1979,1984,1988,1991)

A.J. Foyt

Equipe com mais vitórias
Penske (14)

Maior número de vitórias consecutivas (2)
Wilbur Shaw (1939-1940)
Mauri Rose (1947-1948)
Bill Vukovich (1953-1954)
Al Unser (1970-1971)
Hélio Castroneves (2001-2002)

Hélio Castroneves comemorando uma de suas vitórias em Indianápolis

Maior número de pole positions (6)

Rick Mears


Rick Mears

Menor diferença entre o primero e o segundo colocado
0.043s entre Al Unser Jr e Scott Goodyear em 1992 (Detalhe: Goodyear largou em último)


Desenho da chegada eletrizante da Indy 500 de 1992


Maior média de velocidade
299.307 km/h, Arie Luyendyk em 1990

Menor média de velocidade
120.060 km/h, Ray Harroun em 1911

Volta de classificação mais rápida
382.216 km/h, Arie Luyendyk em 1996


Volta mais rápida na corrida
379.976 km/h, Eddie Cheever em 1996

Vencedor mais jovem
Troy Ruttman, 22 anos e 80 dias, em 1952 (Como as 500 Milhas de Indianápolis fez parte do calendário da Fórmula 1 entre 1950 e 1960, alguns o colocam como um dos mais jovens vencedores da Fórmula 1)


Troy Ruttman


Vencedor mais velho
Al Unser, 47 anos e 360 dias, em 1987

Maior número de participações (25)
A.J. Foyt


Países com mais vitórias (Sem contar os Estados Unidos rsrsrs)
5 Brasil (1989, 1993, 2001, 2002, 2003)
2 Inglaterra (1966, 2005)
2 Escócia (1965, 2007)
2 Paises Baixos (1990, 1997)
1 Suécia (1999)
1 Colombia (2000)
1 França (1913)
1 Canada (1995)

Emerson Fittipaldi, o homem que abriu as portas para os pilotos brasileiros na Indy 500

Um comentário:

Ernesto Longhi disse...

Boa! Demais o Arie virar a quase 300km/h de MÉDIA. Isso quer dizer que o cara andou bem acima dos 300 km/h durante uma volta toda. É a mesm coisa que estar num avião médio. E repare nas calotas do carro;coisa que veio a ser "novidade" na F1 mais de 10 anos depois.