sexta-feira, 15 de maio de 2009

Carros Estilosos (2)

Eis mais um carro estiloso. o Tyrrell P34


Patrick Depailler em 1977

O P34 foi o modelo de Fórmula 1 da Tyrrell em parte da temporada de 1976 e em toda a temporada de 1977 da F1. Foi guiado por Jody Scheckter, Patrick Depailler e Ronnie Peterson.
A inédita configuração de quatro rodas na dianteira, todas elas esterçantes, foi uma tentativa do engenheiro Derek Gardner de reduzir a área frontal do carro, com o uso de pneus menores, e assim obter uma melhor penetração aerodinâmica. A fábrica de pneus Goodyear teve que produzir, especialmente para o modelo, pneus com 10 polegadas de diâmetro.


Detalhes do Tyrell P34

O Tyrrell P34 não chegou a ser um fracasso e até conseguiu alguns bons resultados, como uma vitória no Gp da Suécia de 76 com Jody Shecter, mas apresentou um desempenho prático bem aquém do esperado pela equipe: embora a área frontal realmente diminuísse, a aerodinâmica proporcionada pelo rombudo bico do carro não era das melhores e, principalmente, as rodas traseiras continuaram com as mesmas dimensões dos outros Fórmula 1 da época, o que acabava deixando a área frontal praticamente igual. O mecanismo de suspensão e de direção necessário para fazer as quatro rodas esterçarem mostrou-se complexo e de difíceis acerto e manutenção. E os pneus menores, apesar de não mostrarem uma piora perceptível de desempenho ou maior desgaste, tinham um custo muito alto, devido à baixíssima escala de produção.



Patrick Depailler e Ronnie Peterson no Gp Brasil de 1977


Patrick Depailler em 1976



Ronnie Peterson, em 1977 (Linda foto)

4 comentários:

Goddess disse...

Este carro é simplesmente lindo!!! Sou super fã dele....
Ótimas fotos, esta mesmo do Peterson e do Depallier em Interlagos em 1977 usei durante muito tempo como wallpaper....

Raphael Serafim disse...

Tbém usava um P34 como wallpaper...mas era o carro de 77 com o peterson no volante (inclusive postei essa foto)

^^

Marcos Antônio Filho disse...

carrão esse, gostava muito desse carro! Peterson corria muito nesse carro!

Bruno Santos disse...

Esse carro marcou época mesmo, um dos mais bonitos da Fórmula 1. Pena que o projeto não foi para frente...e a tyrrell nunca mais foi a mesma.