sexta-feira, 15 de maio de 2009

Carros Estilosos (2)

Eis mais um carro estiloso. o Tyrrell P34


Patrick Depailler em 1977

O P34 foi o modelo de Fórmula 1 da Tyrrell em parte da temporada de 1976 e em toda a temporada de 1977 da F1. Foi guiado por Jody Scheckter, Patrick Depailler e Ronnie Peterson.
A inédita configuração de quatro rodas na dianteira, todas elas esterçantes, foi uma tentativa do engenheiro Derek Gardner de reduzir a área frontal do carro, com o uso de pneus menores, e assim obter uma melhor penetração aerodinâmica. A fábrica de pneus Goodyear teve que produzir, especialmente para o modelo, pneus com 10 polegadas de diâmetro.


Detalhes do Tyrell P34

O Tyrrell P34 não chegou a ser um fracasso e até conseguiu alguns bons resultados, como uma vitória no Gp da Suécia de 76 com Jody Shecter, mas apresentou um desempenho prático bem aquém do esperado pela equipe: embora a área frontal realmente diminuísse, a aerodinâmica proporcionada pelo rombudo bico do carro não era das melhores e, principalmente, as rodas traseiras continuaram com as mesmas dimensões dos outros Fórmula 1 da época, o que acabava deixando a área frontal praticamente igual. O mecanismo de suspensão e de direção necessário para fazer as quatro rodas esterçarem mostrou-se complexo e de difíceis acerto e manutenção. E os pneus menores, apesar de não mostrarem uma piora perceptível de desempenho ou maior desgaste, tinham um custo muito alto, devido à baixíssima escala de produção.



Patrick Depailler e Ronnie Peterson no Gp Brasil de 1977


Patrick Depailler em 1976



Ronnie Peterson, em 1977 (Linda foto)

4 comentários:

Goddess disse...

Este carro é simplesmente lindo!!! Sou super fã dele....
Ótimas fotos, esta mesmo do Peterson e do Depallier em Interlagos em 1977 usei durante muito tempo como wallpaper....

Unknown disse...

Tbém usava um P34 como wallpaper...mas era o carro de 77 com o peterson no volante (inclusive postei essa foto)

^^

Marcos Antonio disse...

carrão esse, gostava muito desse carro! Peterson corria muito nesse carro!

Bruno disse...

Esse carro marcou época mesmo, um dos mais bonitos da Fórmula 1. Pena que o projeto não foi para frente...e a tyrrell nunca mais foi a mesma.