quarta-feira, 10 de março de 2010

Full Question (6) - Paulo "Speeder" Teixeira

Amigos e amigas do Full Machine

Eis mais uma edição do Full Question.

O bola da vez é um jornalista e blogueiro da terra de Camões, que é dono de um dos blogs mais acessados aqui no Brasil, Paulo Teixeira, conhecido na blogosfera como Speeder 76. Confiram a entrevista :)

Nome: Paulo Alexandre Teixeira


Idade: 33


Cidade: Leiria, Portugal


Blogs: Continental Circus (www.continental-circus.blogspot.com)


Profissão: Jornalista


Atividade preferida: Ler, passear, ir ao cinema.


Piloto preferido: Cresci a idolatrar Ayrton Senna, agora isso já passou. Tenho muita simpatia pelo Sebastien Vettel.


Equipe Preferida: De sempre, a Lotus. Actualmente fico-me pela McLaren e Red Bull.

Circuito Preferido: Monza e Spa-Francochamps





Corrida memorável: A lista é longa… assim à toa, Brasil 08, Portugal 85 e 86, Austrália 86 e 96, Bélgica 98, Nurburgring 99 são algumas às quais tive privilégio de assistir.

Corrida pra esquecer: Outra lista longa… desde os aborrecidos (muitos) até os mortíferos, como San Marino 94.


Qual é o carro mais bonito que você já viu na Fórmula 1, ou em outra categoria? Na Formula 1 tenho os meus favoritos: Lotus 49, 72, 79 e 98T; McLaren M23, MP4/4 Brabham BT49, Mercedes W196, Eagle TG1, Matra MS80, MS120, Williams FW07, FW14, Ferrari 126C2, F2004… são imensos, e cobrem toda a história da Formula 1. São 60 anos de história e é injusto escolher um só modelo.

De outras categorias, vi coisas belas: desde o Porsche 917 de Sport-Protótipos até aos Lancia Stratos de Rally, passando pelos Audi Quattro, Subaru Impreza WRC, Sauber C88, há muita coisa que merece ser vista e apreciada.

Qual carro você acha o mais feio? Ninguém se recorda dos carros feios… os carros que não andam nada só os que ficam na memória, como os Andrea Moda ou Life do inicio da década de 90…

Na sua opinião, qual foi o melhor piloto das décadas de 50,60,70,80,90 e a atual?

Década de 50: Fangio, Ascari, Hawthorn e Moss

Década de 60: Clark, Brabham, Graham Hill e John Surtees

Década de 70: Stewart, Fittipaldi, Hunt e Scheckter

Década de 80: Senna, Prost, Villeneuve e Lauda

Década de 90: Schumacher, Mansell e Hakkinen

Atual: Raikonnen, Hamilton, Alonso e Vettel.


Dentre os pilotos citados, qual você acha o melhor de todos os tempos? Não há essa história de “o melhor de todos os tempos” porque é uma escolha com coração. Todos torcem pelo seu, e já vi imensas lutas e polémicas por causa disso. Costumo dizer que isso é como discutir o “sexo dos anjos”: não existe. Ninguém pode comparar Schumacher com Fangio, porque ele não conduziu um F2004, por exemplo. Portanto, digo que estatisticamente, o melhor de sempre é o Schumacher, mas o mais completo, em todos os termos (humanos, mentais), e que teve carreiras paralelas igualmente bem sucedidas, é o Jackie Stewart. Foi piloto, arauto da segurança nas pistas e construtor bem sucedido. Deixou um legado maior do que simples vitórias, pole-positions e títulos mundiais.




Dentre os pilotos que não foram campeões mundiais, qual deles merecia pelo menos um título? Essa tem uma resposta mais pacífica. Alinho com a maioria quando dizem que Peterson, Moss e Villeneuve mereciam títulos. Mas ainda acrescentaria o Jacky Ickx, o Francois Cevért e o Clay Regazzoni, pois venceram corridas e lutaram pelos títulos, algo que nunca alcançaram.


E qual dos campeões que não merecia ser campeão? Há quem venceu “por acaso”, não é? Acho que há alguns pilotos que estão na galeria dos campeões só porque tinham a melhor máquina do pelotão, como o Hunt, o Mansell, o Jacques Villeneuve e o Damon Hill. Mas se pensares assim, irias colocar no mesmo saco um piloto versátil como o Mário Andretti? No final, esses também mereceram o título.


Se você tivesse uma equipe na Fórmula 1, qual seria a sua dupla de pilotos?De sempre ou actuais? Eu quereria dois pilotos cerebrais, mas excelentes afinadores. Provavelmente o Ayrton Senna seria um deles. O outro podia ser o Jackie Stewart. Na actualidade, queria uma dupla Lewis Hamilton/Sebastien Vettel. Seria explosiva, é certo, mas saberiam trabalhar para a vitória.

O que está achando da temporada atual? Foi uma temporada “de cabeça para baixo”. Tivemos momentos de espanto, como a dobradinha da Brawn GP em Melbourne, depois de todas as dúvidas da pré-temporada, ou a pole-position do Giancarlo Fisichella em Spa-Francochamps. Mas foi essencialmente marcada pela luta de bastidores, onde tivemos duas forças antagónicas e o perigo de cisão (racha) na categoria foi bem real. No final, as coisas resolveram-se, mas até quando? Isto tem mais de trégua do que “fumar o cachimbo da paz”. E claro, não se pode esquecer o “Crashgate” ou Nelsinhogate”.



Game preferido de Corrida: Tou um pouco afastado disso, mas jogo o BATRacer (um jogo online) e os “Need For Speed” ou mais recentemente o “GRID” e o “Forza Motorsports”



Fale um momento que você considera mágico na Fórmula 1: Daqueles que não esqueces nunca, por muitos anos que passem? Posso começar com Estoril 1985, a primeira vitória do Senna, continuando com a “pole-position” no ano seguinte, na mesma pista, a segundos do fim. Depois tem o GP de Inglaterra de 1987, que aconteceu no dia do meu 11º aniversário: muito bom. Depois Suzuka 88, Donington 93, Nurburgring 99, Spa 2000, Sukuza 05, Hungria 06, Interlagos 08 e Melbourne 09. Estes são apenas alguns…


E uma trilha sonora que você acha que combina com esse momento: Não sei, não quero influenciar gostos. Digo-te que deixaria esse critério para o Antti Kalhola, um rapaz de 18 anos que faz vídeos geniais no Youtube. Tão genais que a FOM proibiu-os, dizendo que violava os direitos de transmissão… é só para veres o tipo de idiotas que mandam por ali. Mas ele ganhou uma legião de seguidores, dos quais eu orgulhosamente me incluo!


Blogs que acompanha: Vou acompanhando o meu blogroll. Como sigo entre 50 ou 60, a escolha é difícil, cada vez mais difícil, porque surgem novos todos os dias, vindos de todos os cantos do mundo. Desde sites de jornalistas como o James Allen até personagens como o Daniel Médici ou o Bruno Mantovani, pelos seus desenhos, não falta variedade. E são todos bons!



3 comentários:

Marcelonso disse...

Raphael,

Esse sabe das coisas boas,belo papo.


abraço

De Gennaro Motors disse...

Aniversário de 2 anos – De Gennaro Motors

Olá amigo,

No próximo dia 15 de março a De Gennaro Motors completará dois anos de vida. Nosso amigo leitor, Thyago Szoke, produziu uma atualização em nosso layout do blog. Agora nosso logo possui uma bandeira quadriculada no fundo da imagem junto com o novo grafismo das bandeiras do Brasil e da Itália. O logo da Série Caminhão nos EUA também recebeu uma atualização na imagem de fundo.

Gostaria de agradecer a todos os amigos, leitores e colaboradores pela audiência que o blog vem conquistando.

Entre no www.degennaromotors.blogspot.com e conheço os novos logos do blog.

Outros posts:

Confira o vídeo de Las Vegas, produzido por Marcos “Tenere”, direto dos EUA.

Um abraço,

Fernando A. De Gennaro
Editor Chefe

Cel: 55 (19) 9777-3664

De Gennaro Motors
www.degennaromotors.blogspot.com

Unknown disse...

hola amigo muy buen blog, me gustaria que fueras mi seguidor, yo ya soy tu seguidor, saludos